quarta-feira, 29 de abril de 2009

A tatuagem como identificação de grupos

Por Ricardo Bicalho

O tema que será abordado neste texto: a tatuagem como identificação de grupos irá nos mostrar a importância que a tatuagem representa sobre a sociedade desde sua origem ate hoje, a cultura e os grupos que são formados através dessa arte. Esse è um tema muito importante e relevante, pois a tatuagem vem passando por constantes transformações e revoluções e está atingindo cada vez mais pessoas que usam o seu corpo para expor uma arte carregada de cultura e valores.

Existem várias provas arqueológicas que nos mostram que as primeiras tatuagens foram feitas no Egito entre 4000 e 2000 a.Ce também por nativos da Polinésia, Filipinas, Indonésia e Nova Zelândia (maori), tatuavam-se em rituais ligados a religião.
Na idade média a igreja católica baniu a tatuagem da Europa (em 787 foi proibida pelo papa) com o argumento de que era "coisa do demônio", com a intenção de ocultar antigas culturas e costumes, impondo sua doutrina de forma quase ditatorial. Qualquer cicatriz, má formação ou desenho na pele não era visto com bons olhos.

No século XVIII a tatuagem se tornou muito popular entre os marinheiros, particularmente os que navegaram os mares do Sul.

O pai da palavra tatoo foi o capetão James Cook. Com a circulação dos marinheiros ingleses a tatuagem e a palavra tatoo entraram em contato com diversas outras civilizações pelo mundo novamente. Pórem o governo inglês adotou a tatuagem como forma de identificação de criminosos em 1879 e a partir daí ganhou um conceito fora da lei no ocidente.

A tatuagem, antigamente era feita utilizando ossos finos como agulhas e uma espécie de martelinho para introduzir a tinta na pele.Em 1891 Samuel O`reilly desenvolveu um aparelho elétrico para fazer tatuagens muito semelhante ao que havia sido criado por Thomas Edison para marcar couro. Durante a segunda guerra mundial, a tatuagem foi muito utilizada por soldados e marinheiros que gravavam o nome da pessoa amada em seus corpos.

No Brasil a tatuagem elétrica é uma arte recente que surgiu em meados dos anos 60 na cidade portuária de Santos e foi introduzida pelo dinamarquês Knud Harld Likke Gregersen conhecido como Lucky Tatto, que teve sua loja nas proximidades do cais, onde na época era zona de boemia e prostituição da cidade de Santos.

Isso contribuiu muito para a disseminação de preconceitos e discriminação da atividade. A localização de sua loja era uma zona de intensa circulação de imigrantes embarcados muitas vezes bêbados, arruaceiros e envolvidos com drogas e prostitutas, gerando um conceito de arte marginal que perdurou por décadas.

Com a finalidade de identificação, nos campos de concentração, os segregados eram tatuados no antebraço com números de série0, ou outras identificações quaisquer, essa prática foi utilizada para identificar o povo judeu no período nazista.

Portanto, são diversos os grupos que podem ser identificados através da tatuagem, que possuem características semelhantes dentro desse grupo, ideologia, cultura e valores também semelhantes o que forma um laço pra se concretizar a formação de um grupo. A tatuagem é muito mais do que um simples desenho sobre a pele, a tatuagem é uma arte milenar carregada de cultura e valores. Porém hoje, a tatuagem esta perdendo o contexto de grupo, de interação e está se tornando uma mercadoria, um produto cultural. A questão estética está sendo mais valorizada e os motivos pelos quais as pessoas estão fazendo as tatuagens, na maioria das vezes, é por um momento vivido que a pessoa deseja registrar, por alguma coisa de que ela goste muito e deseja marcar em seu corpo ou por gosto próprio e afinidade com o desenho escolhido.

3 comentários:

  1. With this а lot of gоοd ρгaіses for
    thе prοԁuсt, it іѕ nο wonԁer that it has been οn top fгоm оther
    brands of stretсh mаrκ creams.


    Check οut my sitе :: trilastin coupon code

    ResponderExcluir
  2. The flex ωaistband demаnds a load of сustοmеrs.


    Also viѕіt mу blog: click here

    ResponderExcluir
  3. Thе bеlt сould be worn whereveг so you can
    get а gгeat pеrform out takіng a cat nap or waѕhіng house.


    My web site wetfouru.com

    ResponderExcluir