quinta-feira, 30 de abril de 2009

Você conhece o Mercado de RP?

Competitividade em um Mercado Amplo

Por João Cezar e Marcela Rodrigues

A mais marcante característica das relações econômicas é, talvez, a lei da procura e oferta, onde quanto maior é a oferta do produto ou serviço, menor será o valor cobrado por ele (se a procura mantiver-se a mesma). Isso ocorre porque a concorrência do mercado forçará essa diminuição de valor, para que as vendas sejam viáveis. O mesmo ocorre em termos profissionais. A relação econômica entre aqueles que procuram emprego e os que o oferecem, em um sistema de mercado típico, onde se negocia para determinar quantidade e preço de um bem (no caso, o trabalho), é o chamado Mercado de Trabalho. O surgimento e as condições do Mercado de Trabalho são provocados pelo conjunto de empresas e/ou pessoas de acordo com determinado lugar e época.

Quando ocorre uma saturação do mercado, seja por excesso de oferta de trabalhadores; pela falta de qualificação dos mesmos; pelo surgimento de máquinas que substituem o homem; ou por não existirem postos de trabalho suficientes para absorver todos os profissionais; gera-se o desemprego: O grande medo da maioria das pessoas atualmente. E exatamente por isso, surge a dúvida em relação á que profissão seguir para, pelo menos, afastar esse perigo.

Nenhuma profissão está completamente livre, mas algumas delas têm um mercado mais amplo e mais oportunidades. Entre elas estão as profissões ligadas a tecnologias, e também, profissões ligadas a comunicação, como é a de Relações Públicas.

Apesar de haver muitas dúvidas e pouco conhecimento a respeito dessa profissão e de suas atividades, funções e campo de trabalho, trata-se de um mercado bastante amplo, com inúmeras oportunidades e vários segmentos. Segmentos esses, ligados ao planejamento estratégico de comunicação de empresas, órgãos e organizações públicas (federais, estaduais e municipais), não governamentais (ONG’s) e privadas, através da realização de pesquisas de opinião pública, institucional e de clima empresarial; na promoção de fotos, áudios, peças gráficas e vídeos institucionais; consolidação de marcas corporativas; estudo e avaliação de públicos-alvo; prestação de assessoria e consultoria de comunicação; gestão da imagem organizacional; etc. Além disso, um profissional formado e capacitado pode trabalhar com docência universitária, e até mesmo como um pesquisador científico na área de comunicação. Sem esquecer da área onde é mais conhecido e geralmente é lembrado: No planejamento e promoção de eventos, palestras, exposições tanto internos, quanto externos.

Mas, para merecer espaço no mercado de trabalho, o profissional de Relações Públicas deve saber, comunicar-se bem, ter muita cultura, agilidade, iniciativa e criatividade. Além disso, é indispensável manter-se sempre atualizado e em busca de novos conhecimentos. É importante também, dominar mais de um idioma estrangeiro, principalmente inglês e espanhol, e buscar diferenciais, o que ajudará a abrir as portas do mercado de trabalho.

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