Por João Cezar e Marcela Rodrigues
A mais marcante característica das relações econômicas é, talvez, a lei da procura e oferta, onde quanto maior é a oferta do produto ou serviço, menor será o valor cobrado por ele (se a procura mantiver-se a mesma). Isso ocorre porque a concorrência do mercado forçará essa diminuição de valor, para que as vendas sejam viáveis. O mesmo ocorre em termos profissionais. A relação econômica entre aqueles que procuram emprego e os que o oferecem, em um sistema de mercado típico, onde se negocia para determinar quantidade e preço de um bem (no caso, o trabalho), é o chamado Mercado de Trabalho. O surgimento e as condições do Mercado de Trabalho são provocados pelo conjunto de empresas e/ou pessoas de acordo com determinado lugar e época.
Quando ocorre uma saturação do mercado, seja por excesso de oferta de trabalhadores; pela falta de qualificação dos mesmos; pelo surgimento de máquinas que substituem o homem; ou por não existirem postos de trabalho suficientes para absorver todos os profissionais; gera-se o desemprego: O grande medo da maioria das pessoas atualmente. E exatamente por isso, surge a dúvida em relação á que profissão seguir para, pelo menos, afastar esse perigo.
Mas, para merecer espaço no mercado de trabalho, o profissional de Relações Públicas deve saber, comunicar-se bem, ter muita cultura, agilidade, iniciativa e criatividade. Além disso, é indispensável manter-se sempre atualizado e em busca de novos conhecimentos. É importante também, dominar mais de um idioma estrangeiro, principalmente inglês e espanhol, e buscar diferenciais, o que ajudará a abrir as portas do mercado de trabalho.
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