quarta-feira, 29 de abril de 2009

O Profissional de Relações Públicas e o imaginário coletivo

Visão deturpada da profissão gera dificuldade de entendimento

Por Fernanda Fernandes Fontes

Há um estigma que ronda a profissão de Relações Públicas. Este diz respeito a associação de sua imagem às tragédias vinculadas na mídia. O imaginário coletivo afirma que tais profissionais buscam mascarar e deturpar informações que poderiam denegrir a imagem das organizações. Como se a única função destes profissionais fosse a de resguardar e afirmar a imagem de uma instituição.

Como todo senso-comum, as limitações críticas vindas de quem aceita a visão midiática sem bocejar qualquer crítica para rever tal afirmativa só perpetuam funções errôneas – ou limitadas – aos RP´s. Qualquer profissional tem como princípio básico a ética, advinda não de sua graduação ou experiência profissional, mas de sua formação moral. Independente de ser ou não um RP, se alguém comete a falha de ser anti-ético, não se pode determinar que todos estes profissionais cometerão, necessariamente, o mesmo erro. Se há alguma generalização a ser feita neste sentido é a de que a aceitação de tais ideais gera – no mínimo – preconceito.

Os profissionais formados em Relações Públicas possuem diversas habilidades que buscam como finalidade a integração da sociedade às organizações. Trabalham sim a imagem, mas não se limitam a apenas isto. Têm funções ligas à responsabilidade social, ao planejamento, gestão e execução de diversas tarefas. Buscam agregar cultura, informação e bem-estar social a todos os que estão envolvidos com as organizações, ou seja, todo e qualquer círculo social.

Ética deve ser uma palavra chave em todas as situações. Vincular sua falta aos profissionais de RP é ausentar seu significado, é agir contra sua definição. Os profissionais de Relações Públicas possuem importante papel social, o qual vem desempenhando brilhantemente ao longo da história desta profissão. Seu compromisso de comunicar fatos é apenas mais uma das afirmações presentes em seu processo de graduação. E sua ética está presente em todo e qualquer trabalho.

Fonte:

Disponível em: http://www.sinprorp.org.br/Relacoes_Publicas/relacoes.htm . Acesso em 26/04/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário