quinta-feira, 30 de abril de 2009

Como fica o Relacionamento em tempos de crise?

Em entrevista excluisiva Valdeci Ferreira aponta a comunicação como o principal aliado dos empresários e dos colaboradores.

por Gleidson Tadeu e Fernanda Triginelli

As organizações atualmente devem compreender o verdadeiro papel da comunicação e suas diretrizes em tempos de crises, para exemplificar o que é, e como utilizar esse recurso em prol de melhorias e soluções – Senhor Valdeci Ferreira é graduado em Relações Públicas pelo Centro Universitário Newton Paiva, Pós- graduado em Marketing e Comunicação corporativa. Atualmente é Presidente do CONRERP (Conselho Regional de Relações Públicas), Relações Públicas do INAP e Professor acadêmico. Ele é respeitado por sua irreverência, atitude e pro - atividade em planejamentos. Sintetiza na entrevista a importância do Relações Públicas e o Marketing nas instituições como ferramentas primordial para o equilíbrio e fornece passos de como identificar e a melhor forma de enfrentar o cenário de crise.

Crsital RP: Como você define Comunicação Organizacional?

VALDECI FERREIRA (V.F.): A comunicação organizacional é um procedimento sistêmico que visa concatenar todas as ações e fluxos informacionais dentro e fora da empresa/instituição de modo a constituir melhores condições de exposição e valores institucionais.

Crsital RP: Sua experiência em Marketing ajudou-lhe na Comunicação Organizacional no INAP? Se sim por gentileza relatar brevemente.

V.F.: O MKT deu-me uma visão de mais específica do cliente e suas necessidades e possibilitou a construção de Fluxos de informação que dessem condição de esclarecer e persuadir nossos públicos em função dos valores e qualidades institucionais da Escola

Crsital RP:Como ocorrem os processos de comunicação, ou seja, os processos de estabelecimento de relações no INAP?

V.F.: As condições de fluxo de informação do INAP, ainda informais, mas complexas nas suas estruturas hierárquicas no que tange a ações, promovem um entendimento nem sempre desejável. Essa condição se dá pelos nós já relatados que vem de fatores com o cultural organizacional da escola.

Crsital RP: Para produzir ações e discursos coerentes com as estratégias organizacionais, o que a instituições devem ter?

V.F.: Devem constituir em seu planejamento ações de mobilização para fazer de cada uma das pessoas agentes co-responsáveis pelo engajamento individual e coletivo.

Crsital RP: Qual sua visão de Comunicação Organizacional para o tempo de crises econômicas ou crise na própria instituição?

V.F.: É a salvação e, principalmente, processo pelo qual se potencializa resultados.

Crsital RP: Como você define a Comunicação Organizacional de acordo com Margarida Kunsch?

V.F.: Professora Margarida Kunsch, apesar de ter uma experiência acadêmica e científica comprova através de seus estudos que são áreas correlatas: Relações Públicas e Comunicação Organizacional. Para mim, Comunicação Organizacional é procedimento indispensável para gerir os relacionamentos das Instituições e seus públicos.

Crsital RP: Como o Relações Públicos com suas interfaces pode contribuir na gestão de mudanças?

V.F.: Justamente sendo um gestor de mobilização criando espaços de debate e reflexão do que se pode melhorar, o que é possível melhorar e o que se deve melhorar.

Crsital RP: Quais as diretrizes e mudanças ocorridas no INAP para superar os obstáculos no mercado?

V.F.: Em nosso Departamento de Relações Públicas, trabalhamos com a filosofia de que nossos públicos são a força motriz da nossa escola. Essa filosofia, implantada desde 2004 possibilitou uma melhor atividade de captação, ajustes, prevenção e solução de problemas. Com o MKT foi possível abordar o processos para desenvolver um produto melhor para atender necessidades constantes.

Crsital RP: Como você percebeu a necessidade de juntar Marketing na sua vida profissional?

V.F.: Percebi que Relações Públicas deve se justificar para as Organizações pelos resultados alcançados e não somente por um fator comunicacional. Devemos sim informar o público de forma ética, mas enquanto empresa, devemos ter dessa abordagem a capacidade de mensurar o que de fato foi positivo. Tanto a respeito de situação econômica quanto e projeção de imagem.

Crsital RP: O que falta em um Relações Públicas que o Marketing completa e vice-versa?

V.F.: A sagacidade para realizar negócios!!!! Poucos saem da Faculdade com o brilho no olhar e sabendo que tem condições de mudar o mundo pelo fator empresarial realizando negócios que podem melhorar a qualidade de vida das pessoas e da sociedade. Nas Relações Públicas encontramos o meio, mas o MKT nos dá essa visão mais elementar.

Crsital RP: É possível enumerar etapas num cenário de crise?

V.F.: A primeira coisa a se definir em um cenário de crise é: qual a origem da crise? Em várias situações cuidamos do sintoma e não da doença. Isso atrapalha e pode piorar a situação.

A segunda seria analisar se é uma crise sistêmica ou de gestão. Algumas vezes deixamos de analisar que as oportunidades se estabelecem quando todos olham para uma direção e você olha para a outra. Em alguns casos a crise se deve a novos comportamentos e novas demandas e seu negócio, mais do que ter que inovar, deve se reinventar,

A terceira seria definir quais os recursos que temos para atravessar esse momento. Em geral, eles sempre são parcos e pouco adequados. Não temos recursos financeiros, não temos recursos humanos, não temos tecnologia, não temos tempo. Desses recursos, considero que o tempo e as pessoas são os mais importantes. Isso porque podemos ter a resposta para o problema e não termos tempo de ação e podemos ter resposta e o tempo e não termos pessoas compromissadas em sair da crise que em muitos casos significa sacrifícios.

Somado a isso, é importante acrescentar mais uma coisa: Devemos ter uma condição chancelada de crédito em função do caminho a ser escolhido para sairmos da crise e a gestão disso. Para isso a direção deve se colocar como a principal entidade da empresa para validar os processos gerenciais e delegar poder por competência.
A comunicação é primordial nesse caso! Ela deve operar para que ocorra mobilização em função da resolução e crie uma condição de co-responsabilidade em todos os envolvidos.

Caso tenhamos um problema de gestão, é a comunicação que irá promover esclarecimentos e transparência ao contexto organizacional e de tomada de decisões. Em geral as pessoas se sentem mais tranqüilas quando estão dentro desse sistema de tomada de decisões e fazem sugestões.

Com relação a mercados podemos redefinir estratégias utilizando conhecimento de mercado que será promovido por recursos de pesquisa e foco nas novas necessidades comportamentais de nossos clientes e da sociedade.

Essa relação possibilita reposicionamento junto a esses consumidores. Os esforços de Marketing podem propor condições de estratégias muito baratas e rentáveis para composição de mercado.

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