terça-feira, 28 de abril de 2009

Metalinguagem: Falando de Blogs em um blog

A importância dessa nova ferramenta no cenário atual

Por Alam de Oliveira Silva e Marlene Costa

Atualmente é perceptível que os veículos de comunicação digitais tem seu uso cada vez mais pertinente, por esta razão estão sendo utilizados pelas mais variadas organizações de todos os segmentos do mercado, de maneira a aproximar a instituição aos seus diversos públicos estratégicos.

Pinho (2003; vol. 68; pág. 33), explica a importância da internet como ferramenta do profissional de Relações Públicas, ele afirma que:

“... os benefícios que a internet pode trazer para os programas e para as estratégias de relações públicas decorrem, principalmente, de características e aspectos próprios. Entre eles, sua condição de mídia de massa e de ferramenta para a comunicação com a imprensa, a sua capacidade de localização do público-alvo, a presença em tempo integral, a eliminação das barreiras geográficas e as facilidades que permite para a busca da informação e administração da comunicação em situação de crise.”

Deste modo fica evidenciada a importância do profissional da área de comunicação estar em constante processo de atualização as novas possibilidades, bem como, com os novos recursos possíveis de serem utilizados.

O Blog é um dos veículos digitais mais pertinentes e importantes neste contexto, pois além do baixo custo, é adaptavel as diversas demandas, haja vista que possuí bastante flexibilidade quanto a linguagem e layout, dentre outras vantagens como, por exemplo a quebra de barreiras geográficas e culturais.

Na “blogosfera” o usuário encontra os mais variados assuntos do ponto de vista de diversos autores, o que abre um imenso campo de pesquisa e oportunidades. As instituições, sejam elas do setor público, privado ou do terceiro setor já perceberam a relevancia deste espaço, inclusive várias possuem seus próprios espaços virtuais para estabelecimento de contato e principalmente, como canal de comunicação, como podemos citar o caso da
Envolverde que gerencia o blog SOS Mata Atlântica e da A- Tração, consecionária FIAT, dentre outros vários exemplos que poderiam ser citados.

Com esta breve apresentação fica fácil perceber que o universo virtual há tempos se confunde e interage, cada vez com maior frequência com o cotiano fora desta realidade. Real e Virtual se tornaram complementares. Para o profissional de Relações Públicas estar atento a esta nova condição do mercado é essencial, por isso a importância de cada vez mais buscar informações e tentar se inserir, se possível, de forma prazerosa neste contexto.

Para falar de blog, poderia-se gastar mais inúmeras linhas, pois o assunto é vasto. Mas cabe algumas considerações importantes sobre o assunto para quem se interessa: o mercado de assessoria à imprensa de blogs, pode-se dizer que é praticamente inexistente; estudos nesta área estão cada vez mais pertinentes e mais contextualizados com o momento histórico de intensa transformação da comunicação e principalmente da velocidade e desenvolvimento tecnológico do compartilhamento das informações. Estas e outras razões demonstram como é extremamente válido para o profissional de comunicação “mergulhar” na “blogosfera” e conseguir aliar, entrando com clichê, o últial ao agradável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário