quinta-feira, 30 de abril de 2009

Sustentabilidade e Responsabilidade Social

"Conceitos diferentes embora complementares."

Por: Claudiana Costa e Juliana Gomes

Entender hoje a diferença e o contexto de sustentabilidade e responsabilidade social é importante para qualquer profissional, isso porque as empresas estão se enquadrando em uma nova era na qual se exige mudanças de comportamento em relação aos seus diversos públicos e, principalmente os profissionais de comunicação têm que estar preparados para esse novo fenômeno.

As empresas vêem incluindo ações e políticas de responsabilidade social e sustentabilidade, porém, ainda existem muitas dúvidas em relação a esses conceitos e suas diferenças. Mas afinal o que seria cada um desses conceitos e qual a diferença entre eles?

São conceitos diferentes, embora complementares. A sustentabilidade possui um significado mais amplo, envolvendo principalmente aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais. Compreende um conjunto de elementos e características focados na sobrevivência e bem estar de uma sociedade, de uma organização, de um grupo, visando à preservação do bem comum. Para que um empreendimento seja sustentável, ele deve ser ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente aceito. Ela se constitui na implantação de ações e estratégias voltadas para a sociedade, organização, grupos e para a redução de impactos ambientais, contribuindo dessa forma com o bem estar social.

Já responsabilidade social traduz a valorização do ambiente em que você vive, das pessoas, suas opiniões e anseios, do respeito pelos direitos e individualidade de cada um, contribuindo, assim, para um progresso significativo da instituição e uma melhoria no relacionamento com seus stakeholders. Esse conjunto de valores e práticas podem promover a sustentabilidade, principalmente nas organizações. Para que uma empresa seja socialmente responsável, ela precisa saber ouvir as necessidades de seus clientes para compreendê-los melhor e satisfazer as expectativas e interesses de seus diversos públicos.

As empresas adotaram esses conceitos, porque trazem uma nova perspectiva no que diz respeito à postura e aos valores éticos, deixando de visar somente o lucro e cuidando também do ambiente social. Isso é o que afirma a assistente social Fabiana Rasquinha no site http://www.habitatbrasil.org.br/.

Estas práticas ajudam as empresas a melhorarem sua imagem e reputação diante da opinião pública, pois atraem pessoas mais entusiasmadas para trabalhar na organização e clientes mais interessados em comprar seus produtos, aumentando, conseqüentemente, o seu lucro que também é importante para seu funcionamento. Essa mudança se torna fundamental na vida das instituições, pois hoje em dia, os consumidores estão à procura de empresas que além de oferecer preço baixo e qualidade, possuam outros valores como compromisso social e ambiental.

Os profissionais de Comunicação, especificamente, os Relações Públicas, têm o papel fundamental para desenvolver e criar processos, capazes de ampliar o modo pelo qual as empresas vêem todos estes conceitos de Responsabilidade Social e Sustentabilidade, aplicando técnicas de comunicação para expansão das idéias e ações sustentáveis, informando a todos os públicos de relacionamento a atuação e postura da organização a qual faz parte.

É importante ressaltar que o papel das Relações Públicas dentro das empresas vem crescendo e tornando-se necessário, pois sua capacidade de gerenciar a comunicação e estratégias é eficaz, principalmente no que se diz respeito à competitividade, formação de imagem e identidade, fidelização de clientes, relacionamento e atividades ligadas a desenvolvimento sustentável. A partir do momento que eles tomam esses conceitos como valor, eles podem tentar mobilizar a diretoria da organização com o objetivo de conseguir apoio para realizar essas estratégias e mudar práticas cotidianas e culturais da organização, e não somente para gerar visibilidade no mercado.

Não se deve pensar que essas ações são praticadas somente por grandes empresas, uma vez que as de pequeno e médio porte também as adotam, pois o importante é a intenção de respeitar seus stakeholders e o meio ambiente.

Através de estudos, podemos perceber que a sustentabilidade não é algo somente para as empresas se adaptarem, ela também inicia em ações de cada pessoa. Nenhuma instituição consegue ser sustentável se os seus colaboradores também não forem.

Não cabem somente as empresas a sustentabilidade, claro que elas são as maiores responsáveis pelo assunto e ações, mas todos como cidadãos devem cuidar do ambiente em que se vive. Para as organizações que querem se perpetuar no mercado e para as pessoas que querem garantir um futuro melhor as suas gerações segue esta frase, de Fernando Almeida, Presidente Executivo do Conselho Empresarial Brasileiro para o desenvolvimento Sustentável, para pensarmos se somente as empresas têm de ser sustentáveis ou se também podemos ser sustentáveis:

“Ainda não apareceu o Gandhi da sustentabilidade nem o Mandela da biodiversidade. Não apareceu nenhum Martin Luther King para a mudança do clima. Mas não basta um no mundo. Tem que ter aos milhões, em todas as atividades.”

Fontes:

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