quarta-feira, 29 de abril de 2009

A Importância da Comunicação Interna Nas Organizações

Por Laís Ponez

Muitas empresas acreditam que não é necessário implantar um setor de comunicação nas organizações, desconhecem o que faz um profissional de Relações Públicas, trabalhamos com a imagem da instituição, planejamos e executamos. E esquecem que o mercado de trabalho torna-se cada vez mais competitivo, com aumento da concorrência as empresas buscam novas idéias a fim de aprimorar a eficácia da instituição. Muitos gestores precisam ter consciência que a comunicação é importante para o desenvolvimento da instituição.

A necessidade da comunicação interna é muito importante nesse momento, não é só ter uma equipe super motivada é necessário que exista uma boa comunicação entre os funcionários, sendo ela a maior responsável por passar as informações e fazer com que os empregados tenham mais conhecimento sobre a instituição e despertem neles uma atenção maior, usando as ferramentas como : Intranet, murais, jornais etc. As campanhas bem feitas dão resultados bons e automaticamente os empregados aumentam seu desempenho. A implantação do setor na organização é importante, sem ela não flui adequadamente a comunicação, sem um Relações Públicas, não tem como analisar a imagem da empresa.
Segundo o Vítor Almeida, docente do ISCTE e autor do livro “A Comunicação Interna na Empresa”

“a comunicação interna é, de fato, muito importante, mas é algo que não temos. Esta frase continua a ser representativa da realidade empresarial interna em Portugal. Apesar de subvalorizada na maior parte das vezes, a comunicação interna revela-se cada vez mais importante no mundo empresarial. O autor recusa a ideia de não existir comunicação interna nas empresas, alertando para o fato da comunicação existir sempre, o que pode acontecer é que não esteja enquadrada, estruturada e controlada. Esta falta de controle e estruturação da comunicação interna resulta da não existência, por parte da empresa, de uma política de comunicação, de uma estratégia e, posteriormente, de um plano que se traduz na implementação prática das decisões”.

Portanto, as empresas precisam perceber que a comunicação é muito importante, pois as organizações precisam mostrar para os funcionários o que a empresa tem de melhor para oferecer a eles, ou seja, não será um gasto e sim um investimento para a imagem da empresa.

Fonte: http://www.tiadro.com/News/artigos/comun_int2.html

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