Por Catarina Mendonça
O advento do sistema capitalista e os avanços tecnológicos são responsáveis pelas aparentes mudanças de costumes, valores e relações cotidianas. Os meios de comunicação sofreram, sem dúvida, grandes e intensas modificações, tanto nos instrumentos utilizados, quanto na formatação e disponibilização das novas informações.
A internet mostra-se como grande colaborador nesse processo, permitindo a troca eficiente de informação e o compartilhamento de dados por quaisquer pessoas, em qualquer parte do mundo, instantaneamente.
A proposta de utilizar essa ferramenta como apoio para a apresentação das informações surge como maneira de adequar-se à realidade. A internet, como meio de comunicação de massa, permite o acesso de um número infinitamente maior de espectadores, do que a televisão ou rádio, por exemplo. Além de permitir a visibilidade a qualquer hora do dia, sem obedecer a uma programação estabelecida.
Os veículos de comunicação de massa em geral publicam os fatos partindo de suas editorias, operando um sistema comunicacional de “um para todos”. A internet oferece processos de informação que conectam usuários, gerando um fluxo bidirecional de informação num modelo “todos para todos” (André Lemos – 2002), sugerindo uma imensa vantagem sobre outros meios.
Essa tendência de utilização da internet é crescente e se aplica em todo o mundo. Segundo um levantamento realizado em 2004, por Eric Meyer, consultor norte-americano em mídia, a cada mês surgem cerca de 50 novos jornais na rede de computadores em todo o mundo, evidenciando o crescimento de uma possível democratização da internet, mesmo que esta questão seja ainda muito discutida.
É a partir dessa abordagem e exposição dos fatos cotidianos que se pretende assumir um papel de máxima interação com a sociedade. É um ponto de encontro de idéias, opiniões e críticas, a fim de permitir discussões sobre as questões tratadas e vividas no dia-a-dia do social.
A internet mostra-se como grande colaborador nesse processo, permitindo a troca eficiente de informação e o compartilhamento de dados por quaisquer pessoas, em qualquer parte do mundo, instantaneamente.
A proposta de utilizar essa ferramenta como apoio para a apresentação das informações surge como maneira de adequar-se à realidade. A internet, como meio de comunicação de massa, permite o acesso de um número infinitamente maior de espectadores, do que a televisão ou rádio, por exemplo. Além de permitir a visibilidade a qualquer hora do dia, sem obedecer a uma programação estabelecida.
Os veículos de comunicação de massa em geral publicam os fatos partindo de suas editorias, operando um sistema comunicacional de “um para todos”. A internet oferece processos de informação que conectam usuários, gerando um fluxo bidirecional de informação num modelo “todos para todos” (André Lemos – 2002), sugerindo uma imensa vantagem sobre outros meios.
Essa tendência de utilização da internet é crescente e se aplica em todo o mundo. Segundo um levantamento realizado em 2004, por Eric Meyer, consultor norte-americano em mídia, a cada mês surgem cerca de 50 novos jornais na rede de computadores em todo o mundo, evidenciando o crescimento de uma possível democratização da internet, mesmo que esta questão seja ainda muito discutida.
É a partir dessa abordagem e exposição dos fatos cotidianos que se pretende assumir um papel de máxima interação com a sociedade. É um ponto de encontro de idéias, opiniões e críticas, a fim de permitir discussões sobre as questões tratadas e vividas no dia-a-dia do social.
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