quarta-feira, 29 de abril de 2009

RP: Profissão em Ascenção

Por Joel Araujo e Jéssica Anselmo

A profissão de Relações Públicas e seu campo de atuação tem se expandido e segundo pesquisa da revista EXAME de abril de 2005 RP está entre as 8 profissões promissoras para o futuro. As mudanças rápidas que acontecem e o volume cada vez maior de informações circulando exigem um profissional capacitado que saiba se fazer ouvir por seus públicos estratégicos. As empresas que desejam se perpetuar no mercado precisam se mostrar responsáveis e serem compreendidas e vistas de forma clara para obter os resultados esperados.

Os profissionais modernos devem ser dinâmicos já que com constantes descobertas e avanços tecnológicos quem fica parado se desatualiza rapidamente. A formação acadêmica é de extrema importância mas o objetivo não é ensinar fórmulas prontas e sim prover conhecimentos que sejam utilizados de forma inovadora e criativa.

Todo o aparato tecnológico disponível atualmente abre um leque de opções para o profissional de Relações Públicas segmentar cada vez mais seus públicos e com isso atingir resultados melhores. É preciso portanto que esses profissionais tenham muito conhecimento para saber aplicar a estratégia correta usando ferramenta certa.

Pensar em ferramentas ou veículos de comunicação como forma de solucionar problemas por si só, é um modo enganoso de se ver o papel de Relações Publicas. Espera-se de qualquer profissional o alcance de resultados, e um dos objetivos do profissional que trabalha RP é ser compreendido utilizando de estratégias realmente eficazes. Foi o que fez a área de Relações Publicas da Multinacional WAL-MART, quando solicitada a desenvolver uma maneira das pessoas saberem como o Wal-Mart tratava temas ambientais e sustentabilidade. Através de desenhos simples, foram representadas idéias complexas que podem ser compreendidas facilmente. Outras empresas já utilizam da mesma estratégia de transmitir idéias através de desenhos como MICROSOFT, INFOSYS CONSULTING, e PEET’S COFEE & TEA. A explicação para o sucesso segundo Dan Roam, consultor visual de empresas como E-BAY, e a Marinha Norte-Americana, é que “ Entre o excesso de informações, a globalização e a mera complexidade das empresas modernas, temos de ser mais visuais e menos dependentes da linguagem oral ou escrita ao comunicar idéias.”

Fonte: Revista "Tam nas Nuvens" Janeiro 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário